Atmosfera e Atividades

A dimensão da ilha e a diversidade de infra-estruturas e serviços que disponibiliza tornam São Miguel uma ilha experiencial e uma autêntica porta de entrada para a descoberta activa do arquipélago açoriano, com muitas actividades que poderá fazer.
Em terra, apreciam-se melhor as paisagens únicas ao caminhar pelos inúmeros trilhos existentes. Passeios a cavalo e de bicicleta são outro modo de desfrutar a beleza da ilha. Os dois campos de golfe de São Miguel, além da prática do desporto, possibilitam um contacto directo com uma Natureza intacta. Quem deseje maior acção, pode optar por explorar a ilha de jipe 4x4, moto4 ou de BTT. Um voo de parapente permite captar fotografias singulares e apreciar as belas lagoas de um ângulo fora do comum. A descoberta do mundo subterrâneo da ilha faz-se numa visita à Gruta do Carvão e existem várias secções de escarpas equipadas para a prática da escalada.
Na Ilha Verde pode praticar-se canoagem e outros desportos náuticos em lagoas implantadas nas caldeiras de vulcões. Nalgumas lagoas e ribeiras, com a devida licença, também é possível pescar, prática que encontra um paraíso por excelência ao longo da extensa costa rochosa. O mergulho, a observação de cetáceos e a pesca de alto mar são actividades com grande desenvolvimento. Na costa norte da ilha são os spots para a prática do surf e do bodyboard que cativam. Praias de areia vulcânica como as do Pópulo, Água d’Alto e Ribeira Quente, piscinas naturais dispersas ao longo da ilha e os balneários termais da Ferraria e das Furnas constituem sítios ideais para relaxar das emoções fortes e retemperar energias antes da próxima aventura micaelense.